Nosso símbolo, sua origem, historia e significado






Em 2004 surgiu o desejo de criar um símbolo para o Arraaah (a bandeira). Desde então, através dos anos, as evoluções nas formas, contínua reflexão  e significado nos levou ao resultado do Ara em 2010. Tristan D.V. é quem criou as primeiras versões, até chegar a um modelo sólido em 2007. A versão então foi influenciada por várias pessoas, até alcançar o modelo final no trabalho de Nacho. B.
A "bandeira" representa vários elementos independentes, ainda sim relacionados uns aos outros. Entre os elementos na bandeira, estão: os 7 caminhos espirituais como as crenças dos nativos da America, os 4 elementos do planeta ( fogo, água, terra e ar), e os outros símbolos representando vida, amor, unidade, paz, liberdade, esperança, humanidade....etc.... A bandeira  evolui com o tempo, e encontros. A definição da bandeira certamente mudará, pois cada um de nós traz uma nova perspectiva ou idéia.

A árvore da esperança: este é um belo símbolo da vida, nos mostrando a conexão entre o planeta Terra e o espírito do mundo, suas raízes se alimentam com as energias da Terra, e seus galhos alcançam o céu. A raiz também é uma figura que representa nossas origens, nossas culturas locais.
O pensamento “cidadão do mundo” ou “cidadão sem fronteira” não significa  que devemos esquecer nossas origens, pelo contrario, isso é uma força.
As raízes da arvore representam a cultura, historia, língua local, etc. Os galhos e folhas nos mostram a liberdade do espírito que ascende ao céu junto com as riquezas das outras culturas. O que nos leva a amar a diversidade.
A arvore é a conexão de 6 caminhos espirituais ( 4 cantos do mundo, a terra e o espírito), que se unem no centro do circulo e prossegue em sincronia em direção ao sétimo caminho. Esse uultimo caminho que todos nós procuramos em nossa vida pode ser simplesmente chamado FELICIDADES.
O pássaro Ara ( Arara): estávamos procurando por um pássaro que encaixaria bem com nosso movimento, foi quando dois amigos descobriram o pássaro Ara uma combinação perfeita de palavras primeiramente – o que nos levou a ver que esse pássaro é na verdade a melhor escolha para o símbolo.
Existem varias espécies, mas a que está representada na bandeira pertence a família Ara Macao. Esse pássaro é nativo da America Central e da America do Sul onde a biodiversidade é impressionante. O pássaro carrega algumas características naturais do ser humano sendo afetivo, sociável, facilidade de interação com outros pássaros, tem uma vida relativamente longa, e outras mais.
Um outro detalhe interessante: nenhuma forma de hierarquia é encontrada na observação de comportamento do grupo, o que significa que não há líder, e que o respeito e bondade entre gerações são facilmente notáveis. Os mais jovens aprendem observando e imitando os mais velhos, que mais tarde serão exemplos para novas gerações.   
O símbolo do pássaro é no geral um sinônimo de liberdade( por poder voar) e também de vida, de esperança. Não há fronteiras  ou limites para isso, e expressa o sétimo caminho espiritual: FELICIDADE!
O circulo: um ciclo, que nunca termina. Simboliza a vida.
O interior do circulo: a mãe Terra é representada por suas 4 regiões: Norte/Sul/Leste/Oeste, símbolos de 4 vias espirituais que se unem, e as 4 cores do ser humano: África( preta), Americas(vermelha), Asia e Oceania (amarela) e Europa ( Branca). Símbolo do elemento Terra.
Triângulos dourados na borda do circulo: símbolo do elemento fogo. Esse é um sinônimo de representação da luz do sol e proteção ao planeta Terra.
Triângulos azuis na borda do circulo: representa o Oxigênio.
Linhas Brancas: Símbolo do elemento Ar. Simboliza forca. Este é o sexto caminho espiritual: O espírito do Mundo. E o caminho que o pássaro segue, sendo guiado pela forca do vento e trazendo consigo todas as cores e magia, com a liberdade de voar, seja onde queira ir. E também imagem de serenidade e novos começos.
Linha Azul: símbolo do elemento água. Representação de sua importância  para todos seres vivos no planeta, suas belezas e diversidade.
 O pensamento de sentir-se cidadão do mundo é um modo eficaz de considerar um processo de paz mundial.Este sentimento permite a amplitude de idéias sobre as culturas do mundo e um respeito natural de todos os povos. E Ara é a fabricação de um sonho, pois é isso que a humanidade necessita: sonhos, esperança e forca positiva.
SIM! O impossível pode tomar Vida! E Ara é acreditar que tudo é possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário